Guia de Início Rápido — Sociedade Pathfinder (2ª edição)

Guia da Campanha Organizada Pathfinder (Segunda Edição) > Guia de Início Rápido
Versão Atual: 0.01
Data da Versão Atual 5/8/2019 — 18:00

Este guia é para novos jogadores da Sociedade Pathfinder. Ele explica o básico de como participar da Sociedade Pathfinder e da Campanha Organizada.

Cadastre-se na Campanha Organizada

Para garantir o acesso a todas as ferramentas e benefícios disponíveis aos nossos jogadores, é necessário criar uma conta de Campanha Organizada em  paizo.com. Se você ainda não criou sua conta, é possível fazê-lo clicando em “Sign In” (Iniciar Sessão) no canto superior direito da página e, em seguida, clicando em “Create New Account” (Criar Nova Conta) e seguir as instruções nas páginas seguintes.

Uma vez criada sua conta em paizo.com, faça o login e passe o mouse na aba “My Account” (Minha Conta) no canto superior direito da tela e selecione “Organized Play” ( Campanha Organizada ) no menu suspenso (para usuários de celular, talvez seja necessário clicar em “My Account” (Minha Conta) para que o menu apareça). Isso irá levá-lo para a sua página personalizada da Campanha Organizada da Paizo. Aqui, é possível baixar uma cópia do seu “Organized Play ID Card” (Cartão de Identificação de Campanha Organizada ), verificar ou atualizar os personagens previamente cadastrados e visualizar um registro das sessões que você jogou. 

Para cadastrar um novo personagem, clique em “Register a New Pathfinder Society (2nd Edition) Character” (Cadastrar um Novo Personagem da Sociedade Pathfinder [2ª edição]), na parte inferior da página.

Se você não conseguir se cadastrar antes de sua primeira sessão de jogo, seu Mestre de Jogo (MJ) fornecerá um número de Identificação de Campanha Organizada que você poderá usar posteriormente para obter crédito por essa sessão.

Aprenda os Padrões da Comunidade

Todos os participantes da Campanha Organizada devem seguir os padrões da comunidad — lê-los e defendê-los em todos os eventos e sessões da Campanha Organizada.

Personagens

Em seguida, é necessário um personagem para jogar. Você pode usar um personagem pronto ou criar o seu próprio personagem.

Usando um Personagem Pronto

Se não tiver tempo para criar um novo personagem, ou se quiser testar uma classe nova, é possível usar um personagem pronto. A Guilda de Jogo da Sociedade Pathfinder oferece personagens prontos gratuitos baseados em personagens icônicos do Pathfinder (disponíveis em paizo.com (em inglês), em newordereditora.com.br (em português) ou com o coordenador do evento local). É possível encontrar mais informações sobre personagens prontos aqui.

Criando um Personagem

A criação de personagem para a Guilda de Jogo da Sociedade Pathfinder segue as diretrizes do Livro Básico, com algumas regras e benefícios adicionais e específicos da Guilda de Jogo. A Criação de Personagem contém instruções passo a passo para ajudá-lo na criação do seu próprio personagem da Guilda de Jogo e também explica regras e benefícios especiais da organização. Leia as regras com atenção, pois elas garantem que os personagens sejam adequados para a campanha da Campanha Organizada. Todos os personagens da Sociedade Pathfinder devem começar no nível 1.

Opções de Personagem: Todas as ancestralidades, biografias e classes do Pathfinder Livro Básico estão disponíveis para a criação de personagem. Talvez seja necessário gastar Pontos de Realização  para que algumas ancestralidades e opções de outros livros sejam usadas na Campanha Organizada . Mais informações sobre os recursos aprovados podem ser encontradas no documento vindouro sobre Opções de Personagem.

Antes da Sessão de Aventura

Na mesa de jogo, apresente-se para os outros jogadores e para o Mestre de Jogo. Aproveite esse tempo para determinar com qual personagem, dentro ranque da aventura (faixa de nível), você quer jogar — pode ser um personagem criado por você ou um personagem pronto. O MJ passará uma lista de presença para que o nome, nível e facção, e sua Identificação de Campanha Organizada sejam registrados (caso necessário, seu MJ providenciará uma Identificação de Jogo Organizado [Organized Play ID] para você). Durante este período, é preciso decidir entre a Progressão Padrão ou a Progressão Lenta. (A progressão lenta permite que mais cenários sejam jogados com o mesmo personagem antes que o nível máximo seja alcançado; a progressão padrão ajuda seu personagem a subir de nível e ficar poderoso mais rápido).

Durante a Aventura

Além das regras encontradas no Pathfinder Livro Básico, a Campanha Organizada da Sociedade Pathfinder possui várias regras adicionais. Estas são as duas mais importantes:

Um Personagem por Aventura

É permitido ter qualquer quantidade de personagens ativos na Sociedade Pathfinder. No entanto, apenas um personagem pode ser usado durante uma aventura específica. Se for necessário um quarto personagem para atender ao número mínimo de personagens por mesa, ele deverá ser um personagem pronto. O MJ poderá indicar um jogador específico para jogar com o personagem pronto (que controlará tanto esse personagem como o seu próprio personagem) ou permitir que o grupo como um todo controle as ações desse personagem.

Sem Combate entre Persongens  Jogadores

O lema da Sociedade Pathfinder é “Explorar, reportar e cooperar”. Para estar de acordo com a parte de “cooperar”, não entre em conflitos com outros PJs. Disparos acidentais podem acontecer (devido a falhas nas rolagens de ataque ou outros fatores), mas é necessário que todos os jogadores estejam de acordo antes de seus personagens serem, deliberadamente, incluídos nos efeitos de dano. Nesses casos, o jogador que estiver causando o dano deve se oferecer para ajudar com os custos de cura. Esta regra não se aplica a situações em que um personagem não está agindo por conta própria, como quando estiver sendo controlado mentalmente por um PdM e for forçado a atacar um companheiro Pathfinder.

Depois da Aventura

Ao completar uma aventura, o MJ entregará uma ficha de Crônica. Essa ficha é um reflexo de suas realizações e inclui um resumo de sua aventura; um registro dos Pontos de Experiência, acesso a tesouros e riquezas adquiridos; e um benefício especial que reflete sua experiência na aventura. Se tiver criado seu personagem, a ficha de Crônica é atribuída a ele e, nela, é possível registrar os Pontos de Experiência adquiridos, a riqueza gasta e obtida e os itens que tiverem sido comprados. Se tiver jogado com um personagem pronto, a ficha de Crônica será atribuída ao primeiro personagem que você criar.

Como jogador, é esperado que você mantenha um registro atualizado e preciso de seus personagens e que leve suas fichas de Crônica para todos os eventos e sessões da Sociedade Pathfinder. Não será possível usar um personagem sem a sua respectiva ficha de Crônica, mas é permitido criar outro personagem ou usar um personagem pronto de um nível adequado. Sugerimos manter tudo em uma pasta com uma divisória para cada personagem.

Veja  Fichas de Crônica e Registros  para informações sobre como preencher as fichas de Crônica e Efeitos Negativos para como solucionar efeitos negativos ao final de uma aventura.

Se ainda não tiver se registrado para a Campanha Organizada em paizo.com, lembre-se de fazê-lo!

Repetindo Aventuras

Normalmente, é possível receber até duas fichas de Crônica para uma determinada aventura: uma por jogar a aventura e outra por participar da mesma aventura como MJ. Algumas aventuras possuem o rótulo “repetível” e podem ser jogadas várias vezes. Para mais informações sobre cenários que podem ser jogados mais de uma vez, veja Repetindo Aventuras.

Pontos de Playtest (Teste de Jogo)

Se já possuir pontos ou benefícios acumulados durante um playtest (teste de jogo), veja Recompensas Esepeciais para informações sobre como resgatar esses pontos e usar benefícios de playtest.

Retornar a: Guia da Campanha Organizada Pathfinder (Segunda Edição)

Related Entries