Glossário – Sociedade Pathfinder (2ª edição)

Guia de Campanha Organizada (Segunda Edição) > Glossário
Versão atual: 0.09
Data da Versão Atual 18/03/2020 – 22:00

Além dos termos e abreviações usadas no Pathfinder, a Sociedade Pathfinder também usa as seguintes expressões.

Acesso:  Este bloco de estatísticas indica que você pode usar um elemento de regra mesmo que seja incomum por pertencer a uma organização específica, ser proveniente de uma região específica ou estabelecer outro critério. Por exemplo, membros da Sociedade Pathfinder começam com acesso à maioria das opções de raridade comum, mas também possuem acesso às bússolas desbravadoras por serem membros da organização, mesmo que este item seja de raridade incomum em Golarion. Veja Recompensas Especiais.

Agente-de-Ventura (AV, mundo real): Venture-Agent em inglês. Um Agente-de-Ventura (VA) é um coordenador voluntário dedicado que orienta operações em um local.

Aplicar uma Crônica: Aplicar uma ficha de Crônica significa preencher todas as informações que ela possui e modificar as informações do seu personagem de acordo com essa ficha. Isto normalmente acontece ao mesmo tempo em que você escolhe o personagem que receberá a ficha de Crônica, mas existem algumas exceções (Veja Aplicando Fichas de Crônica após o Término da Sessão)

Ato Maligno: Um ato maligno é um ato que, sozinho ou como parte de um padrão, deixa sua tendência mais próxima do mal. Um ato maligno individual pode ou não conceder Infâmia. Veja Infâmia e Infrações de Tendência.

Atribuir uma Crônica: Atribuir uma ficha de Crônica significa determinar qual personagem a recebe. Isto normalmente acontece quando você preenche suas informações na ficha de Relatório para o evento.

Aventura: O termo “aventura” se refere, coletivamente, às Missões da Sociedade Pathfinder, Cenários da Sociedade Pathfinder, produtos da linha Aventuras Pathfinder e volumes da Trilha de Aventuras. Veja Tipos de Aventuras.

Aventura Sancionada: Aventuras que não foram originalmente escritas para a Sociedade Pathfinder, mas que foram aprovadas para o uso dentro dela.

Benefício: Um benefício é uma recompensa dentro do jogo além dos Pontos de Experiência, riqueza, Fama, Recesso ou acesso a um item. Os benefícios aparecem nas fichas de Crônica, adquiridos como parte de uma aventura ou como recompensa em troca de Pontos de Realização. Veja Benefícios.

Capitão-de-Ventura (CV; mundo real): Venture-Captain em inglês. Os Capitães-de-Ventura possuem o mesmo nome dos líderes da Sociedade Pathfinder e são os coordenadores voluntários dedicados que supervisionam uma grande região geográfica que contenha muitos jogadores.

Capitão-de-Ventura (jogo): Em vez de viajarem pelo mundo, alguns Pathfinders estabelecem lojas onde podem coordenar agentes locais, armazenar conhecimento regional e fornecer um refúgio seguro para seus colegas. Nos cenários, os capitães-de-ventura frequentemente são os PdMs que informam os PJs sobre suas próximas missões ou oportunidades.

Cenário: Os Cenários Pathfinder são aventuras que normalmente duram entre 4 e 5 horas para serem completadas e foram escritas especificamente para a Sociedade Pathfinder. A maior parte das aventuras da campanha de campanha organizada é formada por cenários.

Coordenador-de-Ventura Regional (CVR, mundo real): Regional Venture-Coordinator em inglês. Os Coordenadores-de-Ventura Regional, sob a orientação do Gerente de Campanha Organizada, supervisionam uma grande seção do mundo e apoiam Capitães-de-Ventura, Tenentes-de-Ventura e Agentes-de-Ventura em suas funções.

Crédito: Um jogador ou MJ que receba crédito por uma aventura também ganha uma ficha de Crônica por ela. No geral, é possível receber crédito por uma aventura duas vezes — uma vez como MJ e outra como jogador — mas existem exceções, como os cenários repetíveis

Criatura Companheira: Qualquer companheiro permanente (por exemplo, um companheiro animal, familiar ou montaria) que acompanha o PJ, realiza ações em combate e é adquirido por uma característica de classe, é chamado de criatura companheira.

Documento de Referência Pathfinder (DRP): Pathfinder Reference Document em inglês. É uma versão gratuita e online das regras do Pathfinder. Disponível em paizo.com/prd(em inglês) e em newordereditora.com.br/prd (em português). O DRP não é uma fonte válida para a Sociedade, mas está disponível para uma consulta rápida. MJs podem achar útil usar o DRP como referência para preparar e narrar aventuras.

Escola Pathfinder: O programa de treinamento da Sociedade Pathfinder está dividido em três escolas: Escritos, Encantamentos e Espadas. Cada uma representando uma faceta diferente da educação de um iniciado. Veja Treinamento Pathfinder  para informações sobre os benefícios concedidos pelas escolas e O Mundo da Sociedade Pathfinder para obter mais informações sobre seus papéis em Golarion.

Facção: Todos os agentes da Sociedade Pathfinder possuem suas próprias lealdades e motivações, mesmo dentro da Sociedade. Uma facção representa as lealdades secundárias do seu PJ. Veja Facções.

Fama: A Fama representa a moeda social do seu personagem dentro da Sociedade Pathfinder, sendo recebida por completar aventuras com sucesso. Você pode gastar Fama para adquirir benefícios e serviços da Sociedade ou das facções. Veja Fama  e Benefícios de Facção.

Ficha de Crônica: Normalmente, é um registro de uma aventura que um personagem tenha completado e registra os Pontos de Experiência, riqueza, Fama, Reputação, benefícios ou acesso a um item que o personagem obteve. Algumas fichas de Crônicas concedem recompensas especiais que não estão associadas a uma aventura, mas sim recebidas ao gastar Pontos de Realização ou por outras oportunidades. Você deve levar todas as fichas de Crônicas de um personagem para sessões da Campanha Organizada para poder usar esse personagem. Desta forma, se possuir todas as fichas, é possível jogar usando esse personagem em qualquer evento da Sociedade Pathfinder de um nível apropriado. Em qualquer lugar do mundo! Veja Depois da Aventura para informações sobre as recompensas concedidas pelas fichas de Crônica e Fichas de Crônica e Registro para saber como ler e preencher uma ficha de Crônica.

Fichas de Relatório:  São páginas que registram os personagens usados na mesa, suas facções e suas Identificações de Campanha Organizada (Organized Play Ids). São encontrados na parte de trás de uma aventura nos Cenários e nas Missões Pathfinder e ficam disponíveis em paizo.com para outras aventuras aprovadas. Veja  Seus Deveres como Mestre de Jogo.

Fonte Válida: Uma fonte válida é uma cópia física de um livro, um PDF com nome em marca d’água ou a impressão de uma ou mais páginas de um PDF com nome em marca d’água. Você deve possuir e ter em mãos uma fonte válida que contenha a opção de personagem que deseja usar. Veja Opções de Personagem.

Gerente de Campanha Organizada (GCO): O Gerente de Campanha Organizada administra quaisquer campanhas da campanha organizada, incluindo a Sociedade Pathfinder, a Primeira Edição da Sociedade Pathfinder, Sociedade de Aventura em Cartas Pathfinder e Sociedade Starfinder.

Glifos de MJ: Os glifos de MJ são usados para medir quantos jogos da Sociedade Pathfinder uma pessoa já narrou. Ganhar o quinto glifo requer vários passos adicionais.

Golarion: O planeta Golarion é o cenário da maioria das aventuras da Sociedade Pathfinder. Veja O Mundo da Sociedade Pathfinder para mais informações sobre essa terra mágica e perigosa.

Identificação de Campanha Organizada:  Cada participante da Sociedade Pathfinder possui uma Identificação de Campanha Organizada (Organized Play ID). Ela pode ser atribuída pelo site paizo.com quando você se cadastra para o programa de Campanha Organizada ou pelo MJ ao participar de sua primeira aventura sem ter se cadastrado previamente. Cada personagem cadastrado também possui uma identificação em número de identificação hifenizado. A primeira parte é o seu número de identificação da Campanha Organizada, e a segunda parte começa com “200”, seguida por dígitos específicos para o personagem (exemplo: # 123456-2002 é referente ao jogador número 123456 e seu segundo PJ cadastrado). Este número é utilizado ao reportar aventuras completas e deve aparecer em cada ficha de Crônica e ficha de acompanhamento de inventário associadas ao seu personagem. Veja Guia de Início Rápido para saber como obter sua Identificação de Campanha Organizada (Organized Play ID).

Infâmia: Um PJ recebe Infâmia ao cometer atos malignos intencionalmente. As consequências por acumular Infâmia variam de limitações em compras até a retirada forçada de um personagem da campanha da Sociedade Pathfinder. Veja Infâmia e Infrações de Tendência

Infração de Tendência: Uma infração de tendência é qualquer ação intencionalmente maligna ou ação criminal intencionalmente cruel que resulte no ganho de Infâmia pelo personagem. A consequência de infrações de tendência variam de limitações em compras até a retirada forçada de um personagem da campanha da Sociedade Pathfinder. Veja Infâmia e Infrações de Tendência.

Interativa: Aventuras interativas são aventuras especiais nas quais vários grupos de jogadores participam da mesma aventura, mas seus resultados combinados impactam na experiência uns dos outros e no resultado da história. Novas aventuras interativas normalmente são introduzidas na PaizoCon ou GenCon, mas também podem estar disponíveis em outras convenções que cumpram o requisito mínimo da quantidade de mesas participantes em uma aventura.

Mestre do Jogo (MJ): ): O MJ julga as regras e controla os elementos da história e do mundo que os jogadores exploram, proporcionando um jogo justo e divertido. Na Sociedade Pathfinder, um MJ também deve ajudar jogadores a preencher a documentação e reportar os resultados de cada jogo para o coordenador de evento (ou em pathfindersociety.club).

Missão: Missões Pathfinder são aventuras curtas feitas para durar aproximadamente 1 hora e são escritas especificamente para a Sociedade Pathfinder.

Nível Base: Cada aventura possui um “nível base”. O nível base é o nível mais baixo permitido para se jogar no ranque da aventura. Portanto, para um ranque 1–4, o nível base seria 1, enquanto para um sub-ranque 5–8 seria 5 e assim por diante.

Opções de Personagem: : A página de Opções de Personagem lista quais itens, classes, magias, talentos e outras opções de personagem dos livros publicados pela Paizo Inc. são permitidos para os personagens da Campanha Organizada da Sociedade Pathfinder, além de especificar a quais elementos de regra se obtém acesso por ser membro da Sociedade Pathfinder. Veja Opções de Personagem.

Padrões da Comunidade: São as expectativas básicas de conduta que todos devem aderir ao participar de uma campanha da Sociedade Pathfinder. Veja Padrões da Comunidade.

Personagem Jogador (PJ): Um personagem interpretado por um jogador e não pelo MJ.

Personagem do Mestre (PdM): Um personagem controlado pelo MJ que pode interagir com os personagens jogadores.

Personagem Pronto: São personagens feitos previamente para serem usados pelos jogadores que não possuem um personagem próprio ou que queiram testar uma nova classe. Alguns cenários também fornecem personagens prontos especiais.

Pontos de Desafio: Pontos de Desafio representam a força geral de todos os PJs na mesa. Este número determina quais modificações (se houver) o MJ deve aplicar a uma aventura para garantir que o grau de dificuldade dela seja apropriado aos personagens jogadores. Veja Pontos de Desafio.

Pontos de Realização (PR): Pontos de Realização são recompensas por participar em uma Campanha da Sociedade Pathfinder, seja como jogador ou MJ. Você pode trocar estes pontos por benefícios especiais para os seus personagens. Veja Recompensas Especiais..

Ranque: É a extensão de níveis de personagem que podem participar de uma aventura. Normalmente, os ranques de um cenário são divididos em sub-ranques. Um PJ não pode participar de uma aventura se o seu nível (ao iniciá-la) estiver fora do ranque especificado.

Recesso: É uma unidade de tempo concedida por uma ficha de Crônica que um personagem pode usar para realizar várias atividades, como Manufaturar ou Ganhar Proventos. Veja  Noções Básicas da Campanha Organizada  para mais informações sobre o tempo concedido pelos diferentes tipos de aventura e Noções Básicas do Jogador  para saber como usar o Recesso.

Repetir: Um jogador repete um cenário quando o joga mais de uma vez. Veja Repetindo Aventuras.

Repetível:  Aventuras repetíveis são aquelas que podem ser jogadas (ou narradas) novamente por uma quantidade indeterminada de vezes e ainda concedem uma ficha de Crônica para cada vez. Estas aventuras possuem o rótulo Repetível em sua página de créditos e sumário e na página do produto em paizo.com ou em newordereditora.com.br.

Reputação: A Reputação representa a posição atual do seu personagem dentro de uma facção. Um personagem pode possuir uma pontuação de Reputação para cada facção. Quanto mais alta a pontuação de Reputação, mais recursos você pode adquirir de uma determinada facção. Veja Benefícios de Facção.

Retreino: É o processo de mudar características do seu personagem depois do 1º nível, seja usando Recesso ou um benefício especial. Veja Retreino.

Sub-ranque: É uma pequena extensão de nível dentro de um ranque, utilizado para escalonar a dificuldade de uma aventura para grupos com PJs de níveis diferentes. Veja Pontos de Desafio para saber como determinar qual sub-ranque e quais outros ajustes devem ser utilizados.

Temporada: Uma temporada é um período de um ano que começa na GenCon (normalmente em agosto) para a Sociedade em inglês. No Brasil, cada temporada levará um tempo determinado pelas metas alcançadas no financiamento coletivo recorrente disponível em catarse.me/sociedadefinder. A maioria das temporadas possui um tema que as unifica e contém aproximadamente 25 cenários, normalmente tendo dois cenários lançados por mês.

Tenente de Ventura (TV; mundo real): Venture-Lieutenant em inglês. Os Tenentes-de-Ventura são os coordenadores voluntários dedicados que auxiliam os Capitães-de-Ventura.

Venerar:  Na Campanha Organizada, um personagem que venera uma ou mais divindades, panteões ou filosofias, faz isso sem obter benefícios de regras como magias ou acesso a habilidades que requerem adoração. Os PJs podem venerar qualquer divindade específica de Golarion, panteão ou filosofia sem restrição de tendência. Isso se estende às divindades malignas, desde que os PJs não participem ou exaltem atividades que violem os Parâmetros Gerais de Pathfinder ou impliquem em infrações de tendência (veja Pathfinder Livro Básico 486 e  Infâmia e Infrações de Tendência).

Retornar a: Guia de Campanha Organizada (Segunda Edição)
==Registro de Alterações==
0.09 – Adicionado “Nível Base”.
0.08 – Adicionados links para opções adicionais.

Related Entries